CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Capacitação 17/12/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE QUALIFICAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS COM CURSO DE CONFEITARIA. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o Governo do Estado através do Projeto Criando Oportunidades, está qualificando famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará que reúne chefes de famílias cadastradas no CadÚnico. A primeira turma com participantes da sede e cinturão verde do município teve início em 18 de novembro com o curso de confeitaria, doces e salgados para eventos. Para a aluna Miriam Pereira ¨foi um curso de grande importância que aprimorou a prática da confeitaria e aumento o meu conhecimento sobre a mesma que era um grande sonho e que esta feliz e agradecida a Prefeitura Municipal pela oportunidade¨. O projeto contribui para a geração de emprego, trabalho e renda das famílias mais vulneráveis.
#Capacitação 08/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE VIÇOSA DO CEARÁ PRESENTE NO 5º CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF EM FORTALEZA. Compromissos e parcerias deram o tom do 5º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF no Ceará, que começou de maneira lúdica e cheia de emoção, com a presença de representantes de diversos municípios do Ceará, que compareceram em peso e lotaram o auditório do Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, neste 08 de Outubro de 2019.
O município de Viçosa do Ceará esteve representado no evento pela articuladora local do Selo Unicef Luciana Carneiro, Secretária de Saúde Cíntia Sá e pela Coordenadora da Atenção Básica Laysla Arruda.
Saúde no Selo Unicef: Seu impacto social e seus indicadores, foram abordados no evento.
#Capacitação 16/09/2019 REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL(VIÇOSA PREV) Equipe do Viçosa-Prev presente no Curso de Contabilidade Aplicada para Contadores e Gestores de RPPS . Nos dias 12 e 13 de setembro de 2019, a Diretoria do Viçosa-Prev juntamente com sua Assessoria Contábil estiveram em Fortaleza participando do Curso de Contabilidade Aplicada para Contadores e Gestores de RPPS, junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
A iniciativa foi da Associação Cearense dos Regimes Próprios de Previdência do Estado e dos Municípios - ACEPREM em parceria com TCE, ABIPEM, ANEPREM e CRC/CE.
O curso foi ministrado pela Dra. Diana Vaz de Lima, Professora de Contabilidade do Setor Previdenciário da Universidade Nacional de Brasília - UNB, tendo com foco principal os Procedimentos Contábeis Relativos aos RPPS com base na Instrução de Procedimentos Contábeis - IPC nº 14 e seus respectivos lançamentos;
Na programação foram abordados os seguintes assuntos: Especificidades da Contabilidade Pública; Especifidades na Elaboração de Orçamento do RRPS; Contabilização da Carteira de Investimentos; Contabilização das Contribuições e Benefícios Previdenciários; Contabilização de Compensação Previdenciária; Contabilização de Royalties; Contabilização de Provisões Matemáticas; Taxa de Administração, entre outros.
#Capacitação 31/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE AULA DE ENCERRAMENTO DO CURSO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA AGENTES DE SAÚDE ACONTECEU NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30 de Julho, a aula de encerramento do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Viçosa do Ceará. O evento promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio do Programa Mais Infância, em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Saúde, foi realizado no Teatro D. Pedro II.

O curso teve como objetivo aperfeiçoar os ACS’s na temática da Primeira Infância, proporcionando o estudo e o debate acerca da saúde e do desenvolvimento infantil, sobretudo, das crianças que estão na Primeira Infância (0 a 6 anos), além da atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.

A capacitação dos agentes comunitários de saúde em desenvolvimento infantil é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará. A iniciativa integra o pilar Tempo de Crescer, que promove a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
#Capacitação 11/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11 de Junho, o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil para os Agentes Comunitários de Saúde do município de Viçosa do Ceará. O evento promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) por meio do Programa Mais Infância, em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Saúde, foi realizado no Teatro D. Pedro II.

O curso teve como objetivo aperfeiçoar os ACS’s na temática da Primeira Infância, proporcionando o estudo e o debate acerca da saúde e do desenvolvimento infantil, sobretudo, das crianças que estão na Primeira Infância (0 a 6 anos), além da atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.

A Secretária Municipal de Saúde Cinthya Sá, explica que a formação foi direcionada a todos os ACS’s, considerando que são fundamentais no desenvolvimento da Saúde Pública no Município de Viçosa do Ceará.
#Capacitação 07/06/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA E SEST SENAT PROMOVEM CURSO PARA CONDUTORES DO TRANSPORTE ESCOLAR TERCEIRIZADO Cerca de 24 motoristas do transporte escolar terceirizado da Rede Municipal de Ensino de Viçosa do Ceará estão participando da primeira etapa do Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Escolar, definido pela resolução n° 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Diretor-Geral do Departamento de Ensino (Setor Transporte Escolar) do Município, professor Getro Pereira dos Santos, explica que a qualificação é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Viçosa do Ceará, Empresa SIGA e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Unidade de Sobral (CE).

O curso está sendo ministrado pela instrutora da Unidade de Sobral (CE) Camila Mesquita, com carga horária de 50 horas.
O objetivo do SEST SENAT é fazer com que os trabalhadores do setor de transporte tenham qualificação profissional e desenvolvam seus conhecimentos a partir de cursos presenciais e a distância.
#Capacitação 12/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA REALIZA A ENTREGA DE CERTIFICADOS DOS CURSOS DE CABELEIREIRO E COSTURA A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social realizou a entrega dos Certificados de 75 participantes dos cursos de Corte e Costura e Cabeleireiro para as turmas que aconteceram nos bairros Escola Normal e Santa Cecília.

O evento aconteceu no Polo de Convivência Social e contou com a presença dos representantes da empresa Acert e as instrutoras que qualificaram os participantes dos cursos.

Além das famílias beneficiadas foram ofertadas oficinas lúdicas com crianças e adolescentes com construção de brinquedos, materiais em EVA e reciclados como forma de investimento nas ações do Programa AEPETI, incentivando a possibilidade para que as famílias possam adquirir um novo empreendimento e aumento da sua renda financeira.

De acordo com a instrutora de cabeleireiro Vanda Ribeiro o incentivo da Prefeitura Municipal é de extrema importância principalmente para as mulheres pois as mesmas podem ganhar seu próprio dinheiro sem grande investimento com essa oportunidade. Já o Diretor da Empresa Acert o Sr. Elmar Marques destacou que a Prefeitura Municipal com esta iniciativa tem a preocupação de dar oportunidade para as pessoas as tratando como pessoas e não como números.

A aluna do curso de Corte e Costura Naiana Silva destacou a oportunidade da Prefeitura como uma das melhores que já teve pois conseguiu aprender uma profissão e pode ter seu próprio negócio.

Drª. Daniela Rufino em nome da Primeira Dama Silvinha informou aos participantes a instalação permanente da oficina de Corte e Costura no Polo de Convivência Social e a aquisição em breve de novos equipamentos para que os participantes dos cursos possam ter um local de confecção de seus produtos e contínuo aprendizado.
#Capacitação 08/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE SEAGRI PROMOVE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS A Secretaria Municipal de Agricultura e Extensão Rural promoveu no mês de Fevereiro do corrente ano, os cursos de Avicultura, Apicultura e Produção de Pão Artesanal beneficiando 50 (cinquenta) produtores das localidades de Jaguaribe e Ubari.

Os cursos contaram com aulas teóricas e práticas, com encontros presenciais.

O objetivo dos cursos é incentivar, treinar, qualificar e capacitar os produtores, para a busca da melhoria da renda familiar, através das atividades no campo.

No curso de apicultura por exemplo, nas aulas teóricas foi feita uma introdução a respeito da apicultura, mel, própolis, manejo das colméias, manejo do apiário, manejo da florada, alimentação das abelhas africanizadas e noções de segurança e técnicas de equipamentos adequados de trabalho.

Na ocasião os participantes vivenciam um maior contato com as abelhas, observando o comportamento social e a biologia das mesmas.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Extensão Rural, Renato Gurgel, a disponibilização destes cursos tem por finalidade despertar o interesse dos produtores e incentivar as atividades no município, destacando as parcerias com as Associações Comunitárias, SENAR, Sindicato Rural e Prefeitura de Viçosa do Ceará na realização dos cursos de qualificação e capacitação do homem do campo.
#Capacitação 02/03/2018 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO PRODETUR REALIZADA NO TEATRO PEDRO II Como parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), o Governo do Ceará, através da Secretaria do Turismo do Estado, está oferecendo diversos cursos gratuitos na área de turismo para Viçosa do Ceará.
Executados pelo Senac, os cursos tem por objetivo qualificar profissionais do setor, além de promover o incentivo ao empresariado local contribuindo para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade dos serviços turísticos prestados.
Na tarde do dia 28 de Fevereiro, aconteceu no Teatro D. Pedro II, reunião de avaliação dos cursos já realizados e montagem de novo cronograma para os próximos cursos que ainda vão ser oferecidos para profissionais que trabalham no setor do Turismo no Município de Viçosa do Ceará.

Conheça a lista de cursos do programa Prodetur.

• Artesanato e Design: Valorização e Cultura
• Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
• Cozinha Regional
• Desenvolvimento para Lideranças
• Elaboração de Projetos Turísticos
• Empreendedorismo e Negócios de Oportunidade
• Espanhol Básico para o Turismo
• Gestão de Negócios em Alimentos e Bebidas
• Gestão de Pessoas
• Gestão de Políticas Públicas para o Turismo
• Gestão Estratégica de Vendas
• Gestão Estratégica em Vendas
• Inglês Básico para Turismo
• Marketing Aplicado ao Turismo e Hotelaria
• Mise enPlace: A Arte de Bem Servir
• Planejamento e Elaboração de Roteiros Turísticos
• Postura Pessoal e Profissional no Mundo do Trabalho
• Produção de Eventos
• Qualidade no Atendimento ao Cliente
• Sustentabilidade e Cidadania Ambiental
• Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem
• Técnicas de Trabalho para Camareira
• Técnicas para Barista
• Técnicas para Garçom
• Turismo Religioso: Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável

Local de inscrição

Viçosa do Ceará
Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente situada no Pólo Turístico Artesanal e Cultura Igreja do Céu.
#Capacitação 26/02/2018 SECRETARIA GERAL DE INFRAESTRUTURA GUARDA CIVIL MUNICIPAL PARTICIPOU DE CURSO COM NOÇÕES DE PERÍCIA EM TRÂNSITO A Guarda Civil Municipal de Viçosa do Ceará esteve presente entre os dias 19 a 23 de fevereiro de 2018, no Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE), representada pelos guardas municipais o Sr. Joélio Marques Cardoso, o Sr. Samuel Cunha Nogueira, o Sr. Francisco Das Chagas de Carvalho, o Sr. Maykon Antônio Costa e Silva, o Sr. Ariel Sousa Carneiro, e o Sr. Stanley Rocireno Xavier dos Santos, no Curso de Atualização de Agentes de Trânsito - Noções de Perícia, realizado em parceria com Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), no auditório da superintendência deste órgão, localizado na Av. Godofredo Maciel, 2900 - Maraponga, na cidade de Fortaleza - CE.

O referido curso tem por objetivo capacitar os agentes de trânsito que atuam nos municípios do Ceará com algumas Noções de Perícia de Trânsito.
www.vicosa.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 02:34:16