Este casarão pelos mais novos é conhecido como casarão de José Terceiro Fontenele, construído aproximadamente no ano de 1890. Fica na Rua Silva Jardim, chamada de "Rua de Trás", em cuja esquina encontrava-se enorme armazém de gêneros de exportação (cera de carnaúba, mamona, couros e peles, etc).
Na visita de Antônio Bezerra a Viçosa no ano de 1883 é citado pelo autor de Notas de Viagem, como uma das mais belas da Província do Sertão. Ao longo do século XX foi muito utilizado em circuitos sociais, como festas dançantes e apresentações de orquestras, como a Viçosa Jazz Band, 1920. Foi neste casarão que funcionou o Viçosa Tênis Clube, encimado por um rico e espaçoso salão assoalhado com madeira de lei, era ligado por ampla escada de madeira, que levava à parte social onde residia à família propriamente dita. Este casarão também pertenceu ao Sr. Chico Thiago onde eram realizadas as tertúlias-baile animados por Pedrosa do Sax e por Artêmio do Arcodeon. Foi neste casarão que no ano de 1894 esteve hospedado o presidente da Província do Ceará, marechal Bezerril Fontenele, em visita a Viçosa do Ceará, quando este veio ao Norte, inaugurar a estação de Ipú, casarão este pertencente a Fontenele Sobrinho. Edificação de esquina, destaca-se pela sua extensão e quantidade de vãos. Apresenta um segundo pavimento gerado pelo desnível do terreno em direção à Rua Silva Jardim. O pavimento com acesso principal pela rua Silva Jardim destina-se ao comércio, enquanto o andar acima atende as funções de residência. Não sendo possível o acesso ao imóvel, tornou-se impraticável o registro de seus interiores.
O Solar da Marcela, antiga morada da família Fontenele, de descendência francesa está localizado na Praça Clóvis Bevilaqua e abriga atualmente o prédio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.
O edifício-sede do Gabinete Viçosense de Leitura foi solenemente inaugurado em 13 de maio de 1920, pelo seu Presidente Reverendíssimo Pe. José Carneiro da Cunha, durante a Magna Sessão iniciada às 18h30min, na qual salientou, em seu eloquente discurso que o prédio fora totalmente construído durante sua administração.
O Memorial Pe. Antônio Vieira S.J. nasceu da necessidade de se desenvolver no presente, para o presente e para o futuro, como centro envolvido com a criação, comunicação, produção de conhecimento e preservação dos bens e manifestações culturais.
Inaugurado em 29 de janeiro de 1999 pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Memorial Clóvis Bevilaqua expõe em seu recinto, documentos, pertences, livros, jornais e até cartas de amor do jurista para a esposa Amélia de Freitas Bevilaqua, datadas de 1882 e 1883, quando ainda eram namorados.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.