Ao leste da cidade de Viçosa do Ceará, mais além de seu subúrbio, numa de suas vertiginosas quebradas, matas espessas, encontra-se encrustada a histórica gruta de Itaragussu, hoje Itagurussu, com 100m de largura.
Antigamente chamada de Taraguçu, hoje é conhecida como Pedra do Itagurussu (que significa pedra grande). Essa maravilhosa gruta esculpida no bloco granítico, constitui-se de dois pavimentos: o superior, um salão, onde é preciso bancar um alpinista para visitá-lo. Dela descortina-se o mais belo panorama. Ver-se aos pés do riquíssimo vale do distrito do Lambedouro, com suas casas de fazendas e seus açudes. A dois quilômetros da sede, no interior, se formam três bicas que jorram o ano todo. Descendo ao seu sopé, a pedra forma uma espécie de abóbada, formando um abrigo natural e do seu interior desliza uma fonte d'água. "A água filtra-se através do grés, que ali ainda está no estado primitivo, e cai em chuva, rolando pelas largas folhas de lianas que vestem a nudez daquela muralha rochosa", assim descreveu Selvas Braga sobre o monumento Itaragussu em 1892. Conta-se que da Lagoa e Pedra do Itaragussu de tantas e tão abundantes fontes, criou-se a lagoa de mel, considerada banheira da natureza. Nela vem a mãe d'água banhar-se todas as manhas, num banho profundo com odores de mil flores. Água que dali brota é tida como uma das mais cristalinas do Ceará.
O Solar da Marcela, antiga morada da família Fontenele, de descendência francesa está localizado na Praça Clóvis Bevilaqua e abriga atualmente o prédio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.
Este casarão pelos mais novos é conhecido como casarão de José Terceiro Fontenele, construído aproximadamente no ano de 1890. Fica na Rua Silva Jardim, chamada de "Rua de Trás", em cuja esquina encontrava-se enorme armazém de gêneros de exportação (cera de carnaúba, mamona, couros e peles, etc).
O edifício-sede do Gabinete Viçosense de Leitura foi solenemente inaugurado em 13 de maio de 1920, pelo seu Presidente Reverendíssimo Pe. José Carneiro da Cunha, durante a Magna Sessão iniciada às 18h30min, na qual salientou, em seu eloquente discurso que o prédio fora totalmente construído durante sua administração.
O Memorial Pe. Antônio Vieira S.J. nasceu da necessidade de se desenvolver no presente, para o presente e para o futuro, como centro envolvido com a criação, comunicação, produção de conhecimento e preservação dos bens e manifestações culturais.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.